Entenda quais são as maiores tendências para empresas de RH e como podem trazer mudanças e grandes resultados.

Os anos de 2020 e 2021 foram bastante complicados para diversos setores da sociedade, inclusive as organizações. Com o isolamento social e uma pandemia causada por um vírus que não existia cura ou tratamento, o mundo ficou cheio de incertezas. 

Aconteceram grandes mudanças no mundo corporativo, e muitas empresas precisaram colocar os seus colaboradores para trabalhar em casa, algumas chegando a fechar o escritório e isso abalou muitos negócios. 

Com a vacinação, estamos voltando aos poucos ao normal, ou ao “novo normal”, como muitos especialistas estão chamando. 

Além da atenção redobrada com os colaboradores, será necessário que as empresas tenham um planejamento estratégico em todos os setores, principalmente as organizações de recursos humanos. Pensando nisso, queremos apresentar 8 tendências para empresas de RH para esse ano. Confira! 

1 – Home Office 

A pandemia da covid-19 trouxe grandes mudanças para o mercado de trabalho. Uma delas foi o modelo home office. Devido ao isolamento social, muitas empresas tiveram que se adaptar. Esse cenário proporcionou uma transformação digital que evitou que os impactos econômicos de toda a situação em que estávamos vivendo fosse ainda maior. 

Outro ponto importante é que muitos empregadores perceberam que o home office não só reduzia custos para a organização, como também aumentava a produtividade dos seus funcionários e abria um leque de possibilidades, como a contratação de talentos, não se restringindo apenas a cidade, estado ou até mesmo país sede da empresa. 

Tendo isso em vista, o Home Office está entre uma das principais tendências de RH em 2022. 

2 – Smartphones presentes no cotidiano do RH 

Com a evolução tecnológica, os smartphones são como computadores de bolso e estão presentes no cotidiano de muitas pessoas. Atualmente, é possível fazer diversas atividades através do aparelho, desde uma compra online até a utilização de serviços bancários.

Tudo isso pode ser feito de qualquer lugar do mundo, seja em uma sala de espera de consultório, no metrô ou em diversos outros lugares. Além disso, com inúmeros aplicativos, eles também trazem a possibilidade de conversar com pessoas de qualquer lugar, inclusive por chamada de vídeo. 

Por essa razão, o uso de apps para realizar recrutamento de talentos pode se tornar uma realidade cada vez mais comum em 2022 e nos próximos anos. 

3 – Inteligência Artificial na seleção e recrutamento de talentos 

A Inteligência Artificial (IA) está cada vez mais comum no cotidiano de diversas empresas, seja para a captação de dados e informações para uma campanha de marketing ou mesmo para a seleção e recrutamento de talentos para a organização. 

A tendência é que o uso da IA tenha uma participação maior no dia a dia das organizações e dos setores de recursos humanos. 

Isso porque, através de ferramentas como o sistema de rastreamento de candidatos, o RH consegue agilizar a divulgação de vagas, triagem de currículos e até mesmo a atração de novos talentos. 

4 – Avaliação comportamental

Uma das bases para as empresas terem sucesso e maior produtividade é entender melhor os seus colaboradores. Felizmente, existem metodologias como a avaliação comportamental que auxiliam nessa tarefa. 

Ela tem como objetivo analisar o indivíduo através do seu comportamento, considerando seus pontos fracos e fortes, vulnerabilidades e virtudes, e até mesmo suas qualidades e defeitos. 

Assim,  a empresa consegue classificar e categorizar cada um dos candidatos. O interessante deste método é que ele pode ser utilizado de duas maneiras: no recrutamento e seleção de funcionários ou internamente. 

Seu uso interno, por exemplo, visa analisar o dia a dia de cada colaborador para desenvolver estratégias que causem impactos positivos e significativos nos resultados da empresa. 

Sabendo que o comportamento é individual, formado por suas bases e vivências, a análise comportamental respeita as diferenças de cada um dos funcionários e faz um estudo mais aprofundado sobre eles em relação ao trabalho. 

Cadastre-sua-vaga

5 – Maior bem-estar no trabalho

Um assunto que vem sendo debatido a cada ano nas organizações é a saúde mental dos funcionários ao exercer suas funções. 

Em muitos países, como o Brasil e os Estados Unidos, por exemplo, existem uma grande quantidade de colaboradores que desenvolvem depressão, estresse e até mesmo síndromes, como a de Burnout, que acontece devido ao esgotamento profissional.

Por essa razão, uma das tendências dos recursos humanos em 2022 será focar mais em seus funcionários. 

É preciso ouvi-los para desenvolver estratégias focadas em trazer bem-estar a eles. Isso será muito importante para a imagem da organização, seus resultados e produtividade, visto que os colaboradores estarão mais dispostos mentalmente para exercer suas atividades. 

6 – Aprimoramento das habilidades dos colaboradores 

O aprimoramento das habilidades dos colaboradores é fundamental para os resultados e o crescimento da organização. Dessa maneira, isso pode se tornar uma tendência para empresas de RH em 2022. 

É preciso que os líderes e gestores detectem melhor as habilidades que o funcionário possui, seus principais pontos fortes e ajudá-lo a aprimorar essas skills. 

Dessa forma sua empresa consegue manter os colaboradores mais engajados, em constante aperfeiçoamento de suas habilidades, o que pode ser fundamental para o crescimento e os resultados do negócio. 

7 – Segurança cibernética 

A tecnologia está evoluindo. A digitalização não para de crescer. Por essa razão, com um grande número de dados e informações circulando cada vez mais pela internet, uma das tendências para empresas de RH em 2022 e que deve ser o foco de todos os negócios é a segurança cibernética. 

Isso porque, devido aos novos modelos de trabalho, essas informações sensíveis circulando nas redes cresceram, contendo dados pessoais, documentos e até mesmo  informações bancárias. Por essa razão, é importante investir em tecnologias que mantenham-nas seguras. 

8 – Universidades corporativas 

Realizar treinamentos com colaboradores é fundamental para uma empresa. No entanto, quando não há um engajamento esperado, é preciso encontrar outras maneiras de ajudá-los a se capacitarem, como a universidade corporativa. 

Isso porque, ao ter uma instituição de educação interna, você consegue trazer maior prestígio e diversidade de cursos, treinamentos, workshops, entre outras capacitações.

Equipe Malka RH

Escrever um comentário