A maioria das empresas está habituada a exigirem nos processos seletivos perfis mais experientes, até mesmo para vagas que não tem essa necessidade pela comodidade de não precisarem realizar treinamentos para os profissionais. 

Trabalhar com estagiário é uma cultura geralmente implantada em empresas de grande porte, porém, mostraremos quais as vantagens da contratação de estagiário independente do porte da sua empresa.

Entenda os motivos para contratar um estagiário!

  1. Redução de custos:

O primeiro ponto a se comparar com um efetivo é o custo do profissional. Entenda essa diferença na prática:

CLTESTÁGIO
FGTS6%0%
INSS20%0%
1/3 de FériasPagaNão paga
13° SalárioPagaNão paga
Multa rescisória PagaNão paga

Contratar um funcionário CLT gera mais custos e encargos do que um estagiário. Todos os encargos cobrados no contrato CLT, no estágio a empresa fica isenta. Isso ocorre porque o Governo entende que, com a isenção destes custos, gera incentivo para as empresas voltarem o olhar para este público que muitas vezes não é lembrado.

  1. Responsabilidade Social

O estagiário é um profissional em formação e ter acesso à parte prática da profissão é fundamental para formar trabalhadores melhores em suas funções.

Quando uma empresa contrata um profissional experiente do mercado, descarta o esforço que seria realizado com treinamentos para a capacitação do funcionário ao exercer a função.

Contudo, quando ocorre a contratação de um profissional que ainda está em período de aprendizado a empresa contribui para que aquela área tenha cada vez mais profissionais qualificados no futuro.

Essa ação expressa exatamente o que é compreendido por responsabilidade social, pois a sua empresa estará contribuindo com a sociedade na formação de novos profissionais.

  1. Melhor adaptação do profissional

O estagiário está disposto a aprender qualquer demanda que lhe for oferecida, pois quanto maior o conhecimento adquirido, melhor será sua capacitação e o transformará em um profissional qualificado. 

Por isso, existe maior facilidade em conceder demandas que precisam ser realizadas, e você pode personalizar quais serão as atribuições do profissional conforme a necessidade da empresa.

Claro que, é importante ressaltar que esse profissional precisa seguir as funções da área em que estuda, pois a parte prática está totalmente vinculada ao aprendizado teórico.

  1. Inovação e Criatividade para a empresa

Contar com perfis mais jovens traz a possibilidade para a empresa inovar em muitos aspectos. Os estudantes da atualidade possuem muito contato com o mundo tecnológico e podem facilitar nos processos já estipulados nas empresas. 

A inovação é um diferencial muito grande para as empresas. É imprescindível que toda organização possua o desejo de mudar para melhor e ter perfis diferentes traz uma excelente criatividade nesse quesito, gera um leque enorme de ideias e possibilidades de inovar. 

  1. Formação dos Líderes do Futuro!

O mercado de trabalho é atualizado diariamente e os profissionais que estão em formação agora possuem grande potencial de se tornarem líderes em um futuro bem próximo. 

Isso ocorre porque o modo de aprendizado se atualiza todos os dias e leva em conta as inovações tecnológicas para melhorar ao máximo a formação de profissionais qualificados. Por isso, existe grande potencial nos profissionais que ainda estão em formação e possuem o desejo de crescer em determinada área.

Mas, quais são as informações legais que preciso saber antes de contratar um estagiário?

contratação-de-estagiário

Posso ter quantos estagiários eu quiser?

A resposta é não. Existe uma regra que a sua quantidade de funcionários vai determinar quantos estagiários você poder ter, é aplicada da seguinte forma: 

1 a 5 CLTs: 1 estagiário;

6 a 10 CLTs: até 2 estagiários;

11 a 25 CLTs: até 5 estagiários; 

acima de 25 CLTs: até 20% (vinte por cento) de estagiários.

Quais os requisitos do estagiário?

Só pode ser realizado por pessoas que estejam regularmente matriculadas em uma instituição de ensino. Mas, não basta somente a realização da matrícula, esses profissionais precisam ter o mínimo de participação. Pode ser estagiário o estudante que estiver frequentando alguma instituição de ensino nos níveis: 

  • Ensino superior (faculdade);
  • Ensino médio;
  • Educação profissional (A educação profissional é uma modalidade educacional prevista na Lei com a finalidade de preparar “para o exercício de profissões”)

E qual a consequência do não cumprimento?

A permanência do estagiário de forma irregular, ou seja, contrária ao disposto na Lei, pode causar a invalidez do estágio, com isso, é reconhecido o vínculo empregatício que está disposto na legislação trabalhista. E como consequência, a empresa é proibida de contratar novos estagiários por 2 anos.

Por isso, essa informação precisa ser conferida mensalmente para evitar processos judiciais. 

Como deve ser a carga horária do Estágio?

Por conciliar o estudo e o trabalho, o profissional não pode passar de 6h trabalhadas diariamente. O período de trabalho do Estagiário tem um limite de 30h semanais, tendo a possibilidade de trabalho de Segunda-Feira à Sábado já que o Domingo é proibido por lei. 

O estágio não possui contrato de trabalho, apenas o Termo de Compromisso de Estágio (TCE) que deve ser assinado pela empresa, profissional e instituição de ensino.

E qual é a diferença no Recrutamento de um estagiário?

Nas entrevistas, as empresas costumam avaliar pelo critério de experiências do profissional. Dificilmente, o estagiário terá alguma vivência na área de atuação, por isso, existem outros pontos a serem analisados no recrutamento.

Esse profissional não tem experiência na prática, mas está aprendendo a teoria, então o primeiro critério a analisar é qual o nível de conhecimento teórico essa pessoa possui. 

  1. Avaliação de competências 

Essa etapa pode ser realizada pelas avaliações de competência, sendo dissertativas ou alternativas e que possuam perguntas relevantes. O objetivo é medir o nível de conhecimento dos entrevistados quanto a sua área de formação. É importante se atentar ao nível do que já foi estudado pelo profissional, pois não deve existir o mesmo critério de avaliação para estudantes que estão em um semestre ou nível diferente.

  1. Avaliação em grupo

Na segunda etapa, é importante que haja um modelo de avaliação para analisar se o candidato é realmente interessado no que estuda e se sabe trabalhar no coletivo. Nessa etapa indicamos a aplicação de dinâmicas em grupo que induzam a coletividade e perguntas sobre planos futuros, metas e objetivos.

  1. Avaliação comportamental

Depois disso, avaliar o perfil comportamental do profissional também é uma fase relevante nesse processo. O foco é identificar se o profissional está apto para exercer as funções necessárias e se existe algo a se atentar na contratação. Para isso, aplique testes psicológicos e não deixe passar nenhum sinal de que algo naquela contratação pode dar errado.

Juntando essas três etapas, você terá uma melhora significativa ao recrutar estagiários para a sua empresa. Pense na importância de formar um profissional que realmente esteja apto para o mercado de trabalho e tenha sucesso nas contratações!

Equipe Malka RH

Escrever um comentário