Novos tempos pedem novas atitudes, novas maneiras de lidar com as situações e, em consequência, novas formas de trabalho. O formato de trabalho das organizações foi completamente reformulado para a demanda da atualidade. O sistema híbrido e também o home office vêm sendo amplamente explorados, especialmente em razão da recente pandemia do vírus da COVID-19. Acompanhe conosco, veja as novas formas de trabalho e entenda as diferenças entre elas!
As novas formas de trabalho
Há três tipos de trabalho: presencial, home office e sistemas híbridos. Cada empresa pode escolher o formato que melhor se adapta às suas instalações e funcionários.
Tal decisão pode ser tomada a pedido do proprietário, departamento de recursos humanos, alta direção ou funcionário da empresa, mas a decisão deve ser sempre tomada pelo melhor de todos na instituição. Além disso, em virtude de força maior, com a supracitada pandemia de COVID-19, essa nova mudança de formato de trabalho passa a ser obrigatória.
Vamos aos formatos de trabalho?
Presencial
Nada mais é do que a realização de atividades nas dependências da empresa. No modelo presencial, a instituição é responsável por construir o local e fornecer todos os equipamentos necessários para a realização das atividades diárias.
Home office
Antes um privilégio de poucos profissionais, o home office agora é mais comum para milhares de funcionários. Muitas empresas tiveram que se adaptar aos novos métodos usuais e adotar o trabalho remoto — e tudo mostra que esse modelo chegou para ficar. Nesse modelo, os trabalhadores realizam atividades de casa usando seus próprios dispositivos ou dispositivos fornecidos pela empresa.
Híbrido
O sistema híbrido de trabalho foi criado combinando as vantagens da colocação presencial e do home office. Esse tipo de formato tem se caracterizado recentemente pelo contato direto no trabalho presencial, flexibilidade e qualidade de vida a partir do home office. As empresas podem determinar a frequência e os dias da semana em formato home office.
Agora, qual a maior tendência da atualidade?
À medida que os efeitos da pandemia diminuíram e o mundo vem retomando a normalidade, as práticas de emprego e trabalho se expandiram significativamente.
Há trabalhos e serviços que ainda precisam ser presenciais, como garçons. No entanto, outros podem ser remotos.
Uma grande tendência para as empresas em 2022 é adotar o formato híbrido, que permita aos funcionários alternar entre o trabalho virtual e o presencial. Isso é ótimo para ambas as partes, pois mantém contato com a equipe e melhora a comunicação com os líderes da empresa.
As formas de trabalho presenciais proporcionam:
- diretrizes bem elaboradas;
- a possibilidade de um acompanhamento mais efetivo do colaborador;
- o encorajamento da liderança entre os funcionários e um ambiente profissional melhor desenvolvido.
Por sua vez, as formas de trabalho remotas:
- não trazem a necessidade de deslocamento de trabalhadores para a empresa;
- reduzem os custos da organização com espaço físico como um todo.
No entanto, ao contrário do modelo presencial, que ao longo dos anos se integrou como a base, senão a única forma de trabalhar, continuamos a enfrentar grandes desafios.
Dito isso, a grande vantagem entre as novas formas de trabalho é usar o formato híbrido, pois é possível combinar as vantagens do remoto e do presencial. As instituições podem reduzir custos, dividir as responsabilidades do ambiente de trabalho com os funcionários e ainda ter contato pessoal com os gestores e seus funcionários.
Equipe Malka RH