Com a gestão comportamental, o colaborador é protagonista na organização e contribui com o seu desenvolvimento
A gestão comportamental coloca o funcionário no centro da empresa, que reconhece a pessoa e incentiva o desenvolvimento de competências e habilidades já existentes. Assim valoriza o funcionário e aumenta o resultado do negócio.
O mercado empresarial mudou muito nos últimos anos e isso reflete uma mudança na mentalidade dos profissionais e empreendedores. E enquanto a gestão do comportamento é uma forma de lidar melhor com muitos desafios.
A maior mudança associada à gestão comportamental está no foco da empresa, onde a partir de agora é dada mais atenção ao desenvolvimento das competências e motivação das pessoas e à promoção de um ambiente de trabalho saudável e motivador.
A mudança desse patamar é responsabilidade do setor de RH, que se responsabiliza pelo bem-estar dos profissionais e elimina alguns processos burocráticos rotineiros.
Com essa nova perspectiva, a empresa se beneficiará do aumento de produtividade e dos resultados desejados.
Pensando nisso, nós, da Malka RH, elaboramos este artigo. Com ele, você saberá o que é gestão comportamental, como ela influencia a sua empresa, a sua importância, seus benefícios, principais desafios para implementá-la e dicas como aplicar em sua organização. Acompanhe conosco e boa leitura!
O que é gestão comportamental
A gestão comportamental é uma metodologia de gerenciamento que os departamentos de RH têm implementado nos últimos anos para compreender o comportamento dos colaboradores da empresa.
Esta é uma abordagem mais estratégica que pode ser adotada não só pelo gestor de RH, mas também por todos os departamentos da empresa. Este método provou ser uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento da equipe e melhorar a eficiência e a produtividade da equipe.
A gestão comportamental é uma excelente ferramenta para ajudar os gestores a gerenciar bem, pois abrange todos os aspectos da participação dos funcionários na organização.
Como a gestão comportamental influencia na empresa
Uma gestão comportamental leva em consideração fatores comportamentais na hora de contratar as melhores pessoas, adequando os perfis às funções certas e reduzindo o número de novas vagas, seja pela contratação de novos funcionários ou pelo início de processos.
Ou seja, auxilia os responsáveis pela gestão dos colaboradores com competências e estratégias para atrair, reter e desenvolver o potencial do seu capital humano.
Qual a importância da gestão comportamental?
A gestão comportamental é um método estratégico para manter o comprometimento, aumentar a produtividade e manter um bom clima organizacional.
Além disso, quando aplicado por meio de recrutamento e seleção, auxilia profissionais e gestores de RH a criar equipes mais completas e coesas.
Como resultado, é possível:
- delegar tarefas de forma mais direcionada;
- implementar programas de qualificação e desenvolvimento correspondentes à realidade do campo;
- obter melhores resultados de negócios;
- estimular projetos que avaliem e valorizem as habilidades da equipe;
- ter uma considerável redução de falhas ou mesmo necessidade de retrabalho;
- conseguir menor rotatividade de colaboradores;
- a realização de contratações mais assertivas.
As vantagens da gestão comportamental
Se sua empresa se concentra no desenvolvimento do capital humano, desenvolvimento de programas e treinamento para melhorar as habilidades dos funcionários e engajar as equipes, certamente melhorará seu ambiente de trabalho.
A maior vantagem dessa prática é, portanto, a melhoria do clima organizacional e da cultura corporativa, pois pessoas motivadas tendem a trabalhar mais felizes e comprometidas com os negócios.
Além disso, como um dos objetivos da gestão comportamental é atuar mais de acordo com a cultura da empresa, outra vantagem dessa prática é alinhar melhor os colaboradores aos valores da organização.
E também facilita o processo de recrutamento e seleção, pois é mais fácil para quem realiza o processo selecionar candidatos mais compatíveis com a cultura da empresa.
Com recrutamento e seleção mais fortes, a contratação é muito melhor porque há menos chance de contratar especialistas que não são adequados para o trabalho.
Desafios na implementação da gestão comportamental
Gerir pessoas nunca é fácil, principalmente porque criar estratégias para desenvolver as competências de cada colaborador e mantê-los motivados é essencial para a funcionalidade do seu negócio.
Portanto, o especialista responsável por esta área deve ser altamente treinado e ter o perfil ideal para garantir esses resultados.
Como implementar a gestão comportamental em sua empresa
A implementação da gestão comportamental requer o cumprimento de algumas etapas. São elas:
MAPEAMENTO
Construir um banco de dados rico e valioso para uma organização requer o uso de uma ferramenta de perfil comportamental.
Analisar os dados obtidos e o treinamento de cada equipe em relação aos perfis comportamentais mais comuns e também como eles interagem entre si.
ALINHAMENTO
O próximo passo é entender o que cada equipe precisa, quais habilidades são necessárias para cada função e combinar os perfis comportamentais ideais para cada função.
É então necessário definir os requisitos para cada função, tendo em conta os requisitos relacionados com a equipa.
Outro truque importante é pensar nas atividades e como o morador deve se comportar nas situações que encontra no dia a dia. A ideia é combinar perfis para alcançar o melhor resultado para a equipe e para a empresa.
COMPARAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
Sempre que você compara informações sobre as qualificações ideais para cada cargo com o que os homens já têm ou o que se espera da equipe, surgem lacunas. O mais importante é resolvê-lo de forma que afete o menor número de pessoas possível.
Comece com situações mais conflitantes, como cargos de liderança mais fechados em áreas que exigem mais ação. Essas mudanças são pequenas em relação ao todo, mas têm um grande efeito positivo.
Opte por transferir primeiro funcionários menos adequados para outros cargos que melhor correspondam ao perfil da pessoa. Em outros casos, pode haver a opção de oferecer um programa de desenvolvimento específico, dentre outros.
Depois de trabalhar os casos mais urgentes, continue a refinar pouco a pouco até que toda a empresa concorde com os resultados da análise comportamental.
LIDERANÇA
A equipe comportamental deve ser a base, mas uma relação direta é alcançada entre os gerentes e seus funcionários.
Portanto, a formação de gestores de comportamento também é um passo importante na reestruturação da gestão de comportamento.
Para obter os melhores resultados, eles precisam entender as diferentes formas de lidar com cada perfil.
METAS E MÉTRICAS
Definir metas e métricas é essencial para que cada profissional saiba o que se espera, e os pontos fortes e fracos de cada pessoa devem ser considerados na hora de construir. A motivação vem de papéis desafiadores nos quais uma pessoa se sente confiante.
INCENTIVO À COMUNICAÇÃO
A comunicação eficaz é muito importante ao implementar a gestão do comportamento. Idealmente, reuniões relacionadas à metodologia são organizadas regularmente e uma cultura de feedback é criada.
A gestão comportamental é expressão de sucesso em sua organização. Neste artigo nós, da Malka RH, mostramos como fazê-la em sua empresa. Assine a nossa newsletter para estar conectado a tudo o que acontece no universo dos recursos humanos!
Equipe Malka RH