A nutrição de candidatos é um excelente recurso para mantê-los engajados à vaga; saiba mais

Atrair, engajar e encantar os candidatos para que se tornem não apenas colaboradores, mas também promotores da marca de seu empregador é um dos objetivos do especialista em recrutamento e seleção. 

Desde a atração de profissionais  até  a definição de quem contratar para as vagas em aberto, é muito importante manter as pessoas interessadas e abertas à comunicação com a empresa.

Pensando nisso, apresentamos o artigo abaixo. Nele, apresentamos dicas da Malka RH para fazer a melhor nutrição de candidatos para sua empresa. Acompanhe conosco e boa leitura!

O QUE É E COMO FUNCIONA A NUTRIÇÃO DE CANDIDATOS

O processo de seleção pode levar semanas e, dependendo da complexidade, até meses. Nesse período, os candidatos se candidatam a outras vagas, perdem o interesse ou até mesmo se esquecem do processo. Para reduzir essa distração e aumentar o engajamento, você precisa se comunicar de forma direta e adequada com os candidatos. 

Nesse sentido, nutrição de candidatos é uma tática avançada de aquisição de talentos que visa educar os candidatos – geralmente por e-mail – com informações relevantes sobre a empresa. Essa interação permite um maior relacionamento e mantém os candidatos engajados. 

Principalmente para vagas em aberto de alta demanda e profissionais polêmicos no mercado, sua promoção dá espaço à empresa para falar sobre sua cultura e mostrar sua oferta, valores, diferenciais e vantagens. Essa é uma ótima maneira de fortalecer sua marca empregadora e se diferenciar da concorrência.

Após a efetivação da vaga, a alimentação desses profissionais segue a lógica de um funil de vendas. Considere o conteúdo no topo, meio e fundo do funil, considerando todo o processo de seleção. Observe que você precisa estar próximo dos candidatos em todas as etapas do funil. Eles podem ser atraídos por vagas, convertidos em potenciais colaboradores, qualificados e trazidos para a empresa.

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A IMPORTÂNCIA DE UMA NUTRIÇÃO DE CANDIDATOS PARA A ORGANIZAÇÃO

Construir bons relacionamentos entre recrutadores e candidatos é a chave para uma preparação bidirecional bem sucedida. Se bem sucedido, o fluxo beneficia todos os envolvidos. 

Uma das maiores reclamações dos candidatos é a falta de comunicação com os recrutadores. Isso significa, por exemplo, a falta de feedback entre uma etapa do processo seletivo e o descumprimento dos prazos acordados. Quando o canal de comunicação está aberto, os problemas podem ser resolvidos e a experiência do candidato é muito melhor. 

Além disso, o profissional fica muito mais preparado para entrevistas e para o mercado de trabalho em geral graças aos e-mails informativos. A informação facilita a preparação para as oportunidades. 

Tudo isso faz com que o candidato se sinta valorizado e motivado para a sua jornada na empresa, mesmo que ainda não seja funcionário ou não tenha passado pelo processo seletivo. 

Sua contribuição funciona muito bem como um reforço positivo da marca empregadora: quem experimenta o efeito da troca e da informação, necessariamente, se tornará promotor da marca, o que fortalece a empresa no mercado. 

AFINAL, QUAIS AS DICAS PARA REALIZAR A NUTRIÇÃO DE CANDIDATOS EM UMA EMPRESA?

ENTENDA OS SEUS CANDIDATOS

A primeira medida para o sucesso em nutrição de candidatos é conhecê-los. 

  • Em que fase da vida os candidatos se dispõem a uma determinada posição? 
  • Quais são os treinamentos mais comuns para eles? 
  • Eles possuem alguma característica específica? 

Peça ajuda ao departamento de marketing da empresa. Com as informações corretas, é possível criar um canal eficaz com conteúdo que faça sentido para os candidatos.

DEFINA DATAS

Planeje suas atividades de nutrição criando um calendário e atribuindo datas, tópicos e grupos específicos para cada postagem. Assim, você pode organizar todo o conteúdo publicado e, até mesmo, definir um tema diferente para cada semana do feed.

USE DE PERIODICIDADE

É importante definir uma frequência, de modo a manter os candidatos interessados, mas  ao mesmo tempo não os distraia. Veja como estão suas taxas de abertura de e-mail, cancelamentos de assinatura e métricas de satisfação profissional.

SEJA TRANSPARENTE

O salário não é mais o único fator decisivo. Cada vez mais candidatos procuram empresas com as quais possam se relacionar e que compartilhem suas crenças e culturas. Por isso, é sempre importante usar uma comunicação transparente e honesta para criar a imagem mais autêntica da empresa.

ABUSE DA CRIATIVIDADE

Antes de agir, você precisa entender por que e para quem o conteúdo está sendo enviado. O processo seletivo é voltado para divulgar a empresa a todos ou focar na cultura organizacional para os candidatos que já estão na fase final? Essa configuração permite direcionar cada parte do conteúdo de forma mais estratégica. 

Feito esse alinhamento, você pode explorar toda a criatividade. Depoimentos por e-mail de funcionários atuais para criar relacionamento, falar sobre cultura, empresa e prêmios conquistados nos últimos anos. Lembre-se, enviar o conteúdo ideal para os candidatos ideais aumenta suas chances de engajá-los.

O setor de RH é fundamental e estratégico na gestão de um negócio porque conta com uma tremenda capacidade de avaliar qualquer mudança que possa acontecer. A Malka RH tem foco em alavancar empresas de todo o Brasil, conectando e transformando pessoas. É sinônimo de qualidade e competência. Conte conosco quando o assunto é nutrição de candidatos para a sua empresa!

Equipe Malka RH

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