Essas dicas são fundamentais para o gestor de recursos humanos evoluir a qualidade das contratações da sua empresa.
Sabemos como a contratação de funcionário é fundamental para a empresa.
Quando feita de forma eficiente, o gestor de recursos humanos consegue contratar profissionais bastante qualificados para exercer sua função no local de trabalho, e isso impacta bastante e diretamente no resultado do negócio, principalmente no quesito de produtividade.
Contudo, muitos empresários e gestores têm um pouco de dificuldade para trazer essa eficiência.
As contratações às vezes podem ser um pouco demoradas e não ser o que a empresa precisa, o que pode acabar atrapalhando em outros procedimentos no negócio.
Por esse motivo, é fundamental que o gestor de recursos humanos conheça técnicas para evoluir a qualidade das contratações da empresa, como as que vamos passar no post de hoje.
O planejamento deve ser sempre o primeiro passo
A primeira coisa que você deve fazer para evoluir a qualidade das contratações da sua empresa é o planejamento.
É preciso entender bem o perfil do profissional que quer contratar.
Para isso, faça a descrição de quais são as tarefas que serão exercidas, os desafios dessas funções; e também as experiências e o conhecimento técnico que o interessado precisa para ocupar o cargo.
É importante que esse planejamento seja feito em colaboração. É fundamental que o gestor de RH se junte com o do setor que precisa realizar a contratação.
Assim, os dois conseguem decidir como será feita a descrição da vaga, pois o gestor da área de atuação tem uma visão geral do que está buscando.
Além disso, outro ponto fundamental a se prestar atenção nesse momento é no perfil que se busca.
É importante contratar profissionais com ótimos conhecimentos e experiência, mas não olhe somente para isso.
Realizar a contratação de uma pessoa que tem o potencial de evoluir ainda mais já pode significar que esse processo foi bastante assertivo.
Onde você vai anunciar a vaga?
Além da definição do perfil do profissional que quer para o cargo, outro ponto importante que deve prestar atenção para evoluir a qualidade das contratações da sua empresa é no local onde vai anunciar a vaga.
Você pode anunciar no jornal, com alguma empresa de recrutamento, sites gratuitos de vagas na internet, entre outros, ou mesmo por redes sociais focadas em relações profissionais, como o LinkedIn, por exemplo.
Realizar essa definição é fundamental para limitar o número de candidatos, o que facilita bastante o trabalho da equipe de recrutamento, pois os colaboradores não precisarão ficar analisando um número muito grande de currículos, que muitas vezes não têm a qualificação necessária para exercer o cargo.
Utilizar as redes sociais ao seu favor pode ser importante para evoluir a qualidade das contratações
Como citado anteriormente, um dos canais que o gestor de Recursos Humanos pode anunciar sua vaga para evoluir a qualidade das contratações da empresa, são as redes sociais.
Isso porque, o Brasil, segundo diversas pesquisas, é o país em que as pessoas mais ficam conectadas nas redes sociais.
Sendo assim, um anúncio nesses portais de comunicação pode ser fundamental para conseguir contratar um profissional qualificado para exercer as funções que o cargo pede.
No entanto, selecione bem as redes sociais. Algumas equipes de recrutamento costumam fazer o anúncio através do Twitter, Facebook, dentre outras, mas recomendamos que utilize o LinkedIn, que é uma rede social voltada para relações profissionais.
Limite o número de candidatos que vão ser entrevistados
Dependendo da vaga que anunciar, o gestor de Recursos Humanos e sua equipe de recrutamento vão receber inúmeros currículos com a experiência e a qualificação necessária para exercer o cargo.
Para selecionar bem os candidatos, uma das coisas que pode fazer para deixar as contratações mais eficientes é a realização de um teste, como uma triagem, onde eles vão demonstrar os seus conhecimentos técnicos.
Assim, a equipe vai mandar para a entrevista, apenas profissionais que tiveram ótima performance.
No entanto, além desse teste, recomendamos que estabeleça um número máximo de candidatos a serem entrevistados, que estejam de acordo com suas expectativas, pois entrevistar um número muito grande de pessoas para preencher um número bem menor de vagas, não faz muito sentido.
Equipe Malka