O trabalhador do tipo independente, mais conhecido como PJ, pode ser a melhor opção para a sua empresa
Possuir o próprio negócio é uma grande oportunidade hoje em dia. Graças à flexibilidade da terceirização do direito trabalhista, há muitos benefícios em contar com um trabalhador PJ em sua organização.
Empregar uma pessoa jurídica para prestar determinados serviços elimina as altas caixas de impostos pertinentes a cada colaborador. Ao contratar um PJ, estas deixam de existir.
Pensando em auxiliá-lo a analisar os benefícios de apostar em um trabalhador PJ nós, da Malka RH, elaboramos o presente artigo. Acompanhe conosco e boa leitura!
Primeiramente, observe como se dá a contratação de um trabalhador PJ
O acordo PJ (Pessoa Jurídica) confere ao autônomo que exerce uma profissão regulamentada certa liberdade para cuidar e organizar suas atividades de acordo com o tempo disponível e as expectativas financeiras.
Com isso, entende-se que não tem vínculo empregatício com a empresa, mas se adapta às regras e horários do serviço. Como PJ, o colaborador é que desenvolverá a sua fatura com os impostos apropriados para receber o devido pagamento.
Este tipo de contrato beneficia ambas as partes. A empresa minimiza os custos através da legislação trabalhista, enquanto PJ tem menos deduções de seu salário.
Este espaço de trabalho oferece ao funcionário muita flexibilidade. No entanto, é um trabalho e como tal tem um prazo de execução e entrega como qualquer outro.
Conheça os tipos mais comuns de PJ
Os tipos de empresas de prestação de serviços mais comuns são:
- Empreendedor individual;
- Microempreendedor individual;
- Empresa individual de responsabilidade limitada (EIRELI).
A contratação de um prestador de serviços de PJ é feita mediante contrato e o profissional conta com a liberdade de prestar serviços para várias empresas, pois são contratados para realizar um trabalho específico com horário de início e término.
Esta relação de trabalho não pode ser caracterizada como uma relação de trabalho com regularidade, salário e subordinação. Além disso, pode ser cancelado por qualquer uma das partes sem obrigação ou motivo.
Afinal, quais são os benefícios de contratar um trabalhador PJ?
- Panorâmica da receção de serviços
Durante a negociação da prestação de serviços, o colaborador PJ faz uma proposta financeira e, após coordenação, são posteriormente determinados a data e forma de pagamento. Ao criar uma fatura, o departamento financeiro planeja esses lançamentos de acordo com a data de pagamento.
- Diversificação dos benefícios
Com a contratação do profissional PJ, a empresa descarta a obrigatoriedade dos pagamentos de 13º salário, férias, seguro desemprego, por exemplo. Os benefícios ficarão a cargo do próprio trabalhador, afinal, é ele que vai determinar essa garantia financeira.
- Facilidade de pagamento dos serviços prestados
Os boletos são uma ótima alternativa aos serviços prestados pelo trabalhador PJ. Com a formalização da atividade, o colaborador recebe melhores condições oferecidas pelos bancos e a empresa poderá efetuar o pagamento das atividades através dos boletos bancários emitidos pela pessoa jurídica contratada.
- Confiança
As pessoas que trabalham como PJ conferem uma maior confiança ao mercado, pois transmitem a percepção de que cumprem todos os requisitos legais e de prazos. Com isto, a empresa ganha mais tranquilidade na contratação de um empreendedor nesses moldes.
- Redução de burocracias
Com o advento do eSocial – a centralização das informações da força de trabalho – a contratação, assim como o desligamento de servidores contratados via CLT ficam cada vez mais difíceis e burocráticas. Deste modo, as empresas passam a priorizar a contratação de trabalhadores PJ.
Deve-se levar em conta todos os benefícios de um trabalhador PJ. Se você tomou essa decisão, de maneira orientada pela Malka RH, esperamos que a contratação deste profissional seja bem-sucedida!
Equipe Malka RH