O feedback pode ser usado como uma importante ferramenta para gerenciar e desenvolver pessoas. Ao dar ou receber feedback, tanto a empresa quanto os colaboradores têm a oportunidade de aprender, revisar conceitos, atitudes e comportamentos.
Mas para que essa troca seja consistente e legítima como meta de engajamento, motivação e liderança, é importante que o processo de feedback de desenvolvimento seja bem estruturado.
Assim, é possível avaliar o potencial de cada colaborador e influenciar o seu sucesso na empresa. Visando ajudá-lo a compreender melhor tudo o que envolve a forma de dar um feedback, nós, da Malka RH, trouxemos o artigo abaixo. Acompanhe conosco e uma boa leitura!
O que é um feedback?
Basicamente, o feedback pode ser definido como um retorno dado por um supervisor aos subordinados para orientá-los em seu trabalho. Para isso, são revistos tanto os pontos que podem ser melhorados quanto os pontos fortes da pessoa.
O feedback geralmente ocorre durante as discussões particulares, mas também pode ser feito coletivamente quando o supervisor avalia o desempenho da equipe como um todo. Normalmente, a avaliação ocorre em momentos específicos e predeterminados, mas também pode ocorrer informalmente se a situação surgir.
Quais são os tipos de feedback?
De um modo geral, há três tipos de feedbacks a serem dados aos colaboradores de uma organização.
FEEDBACK POSITIVO
O feedback positivo é uma recompensa que todo profissional gostaria de receber, pois enaltece os comportamentos e as qualidades que fizeram uma pessoa se destacar da multidão. Geralmente envolve alcançar resultados ou resolver problemas e desafios.
Este é um momento de elogio, mas também de dizer que o colaborador deve continuar a trajetória para manter e até melhorar os resultados.
Ainda que uma relação de trabalho se refira à troca de “obrigações” contratuais, o feedback positivo tem grande poder motivacional para as pessoas. Afinal, elogios e reconhecimentos são aspectos importantes para manter um bom relacionamento e comprometimento.
FEEDBACK NEGATIVO
Se um profissional deixa algo a desejar no trabalho por questões comportamentais, o feedback não terá o tom de enaltecimento. Ao contrário! É usado para alertar o funcionário sobre comportamentos inadequados e introduzir melhorias esperadas pela empresa.
Este é um tipo de retorno mais difícil de implementar devido à forma como cada funcionário o recebe sobre seu desempenho. No entanto, ter essas conversas difíceis é algo que todos devem ver como uma oportunidade de se adaptar e crescer.
Neste caso, ele pode vir com um tom de repreensão e deve-se tomar cuidado para não criar atrito com essa pessoa. Idealmente, mesmo o feedback negativo deve ter um tom construtivo. Caso contrário, seria apenas uma forma de insulto ou desmotivação.
FEEDBACK CONSTRUTIVO
O feedback construtivo está muito próximo do positivo, mas também tem um lado negativo. Isso porque dá um tom mais motivacional e tende a apresentar soluções para falhas de desempenho e reforçar aspectos positivos do desempenho.
No entanto, ele se concentra em possíveis aspectos de melhoria. Dessa forma, geralmente se refere a uma falha ou a um incidente único que teve pouco impacto na equipe, mas precisa ser corrigido.
Maneiras de se dar o feedback positivo ou negativo
FEEDBACK POSITIVO
Algumas dicas de como dar um feedback positivo são:
- Olhe para a pessoa para quem você está dando feedback. Ele é introvertido? Um extrovertido? Se for a primeira vez, talvez seja melhor encontrar um lugar mais reservado para dar feedback, mesmo que seja positivo, pois ele não gosta de se mostrar na frente dos outros.
- Encontre um lugar tranquilo, sem muito barulho, para que toda comunicação entre vocês seja clara para ambos.
- Dê contexto ao que está sendo discutido nesta discussão. Um bom exemplo de feedback positivo seria introduzir o tópico afirmando que você observou o trabalho da pessoa. Assim ele saberá a qual situação você está se referindo.
- Claro, para reconhecer o trabalho dessa pessoa. Sublinhe os pontos positivos e, se possível, os bons resultados que o profissional alcançou com esse comportamento.
- Dê exemplos de atitudes positivas, para que a pessoa possa entender e visualizar mais facilmente o que fez bem.
FEEDBACK NEGATIVO
Por sua vez, para o feedback negativo são:
- O primeiro passo para dar esse tipo de feedback a outra pessoa é entender o que é feedback negativo e quais são seus propósitos. Isso significa definir metas e as melhorias que você espera dessa pessoa.
- Feito isso, prepare um script que diga Assim você não corre o risco de esquecer nada. Diga a verdade de forma educada e transparente.
- Comece o diálogo enfatizando os aspectos positivos da pessoa, para que ela não se sinta simplesmente atacada. Dê exemplos se possível.
- Insira os pontos que precisam ser corrigidos. A partir deste momento começa a reação negativa.
- Ofereça apoio para que ele se aperfeiçoe no que for preciso e aponte possíveis caminhos para que ele busque essa melhora.
- Esteja disposto a ouvir com o coração aberto o que o outro está dizendo. A imparcialidade é primordial. O objetivo do feedback negativo é buscar melhorias, não ser um juiz.
Afinal, qual a Importância do feedback dentro da empresa?
O feedback facilita a correção de desvios e destaca os talentos dos profissionais da empresa. Isso porque, quando o responsável pelo setor o faz, também demonstra respeito pelo profissional avaliado.
Portanto, usando essa técnica, os gestores da empresa podem criar uma excelente oportunidade para o desenvolvimento dos colaboradores e mostrar o quanto eles são importantes para os resultados.
Dicas extras sobre os feedbacks
- Lembre-se de dar feedback positivo frequente para incentivar as pessoas a sempre fazerem o seu melhor.
- Ter calmaria para controlar a situação não é apenas importante, mas fundamental.
- Nunca esqueça que a pessoa à sua frente também é uma pessoa com sentimentos, fraquezas, sim, mas também cheia de qualidades.
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Equipe Malka RH