A importância vai muito além da leveza do ambiente corporativo e confere diversas vantagens para ambas as partes
As discussões sobre diversidade e inclusão no mundo dos negócios nunca estiveram tão acaloradas quanto agora. Chegamos agora ao momento de dar um novo passo, de refletir e investir na diversidade na liderança.
Se a marca do empregador for autêntica e vivenciada pelos funcionários, sua diversidade é uma vantagem competitiva. Dito isso, se ela e a inclusão são pilares da sua empresa, é válido que você traga mais diversidade para os cargos de liderança.
Pensando nisso, nós, da Malka RH, trouxemos mais sobre inclusão e diversidade em cargos de chefia e porquê é importante. Acompanhe conosco e boa leitura!
O QUE É INCLUSÃO E DIVERSIDADE
Graças aos avanços na luta pela diversidade e à evidência de que equipes diversificadas funcionam melhor, surgiu o preconceito no local de trabalho.
As empresas que perceberam a importância dessa agenda começaram a promover novos esforços de inclusão. Nossa pesquisa mostra que as empresas precisam assumir responsabilidade social pela diversidade. Este tema é ainda mais exigente do que, por exemplo, questões ambientais ou redução de danos no ambiente onde as fábricas estão localizadas.
Portanto, quando analisamos a diversidade da empresa, vemos que é uma forma de cumprir a missão social e integrar pessoas diferentes. Ou seja, abre as portas da empresa para as diferentes etnias, igualdade de gênero, pessoas com deficiência, em situação de vulnerabilidade social, dentre outras.
A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO E DIVERSIDADE EM CARGOS DE CHEFIA
A Pesquisa Global de Diversidade e Inclusão de 2020 da PwC descobriu que apenas 26 organizações pesquisadas tinham planos executivos de diversidade e inclusão, e apenas 17% tinham uma função de diversidade em cargos de chefia.
Tais números mostram que, embora o tema seja amplamente discutido, é preciso pensar mais e conectar diversidade e inclusão aos líderes do mercado de trabalho. Olhe para a gestão da empresa onde você está. Observe quantos colaboradores no cargo de chefia pertencem a grupos minoritários?
Antes de abrir uma vaga de recrutamento para chefia, você precisa entender as desigualdades enfrentadas por pessoas de grupos minoritários em se tratando de acesso à educação formal, opções extracurriculares, intercâmbios ou eventos, treinamentos, oportunidades de ingresso, renovação ou crescimento no mercado de trabalho.
O REFLEXO DA INCLUSÃO E DIVERSIDADE NO AMBIENTE CORPORATIVO
Em um ambiente de negócios onde as diferenças são respeitadas, os conflitos, automaticamente, diminuirão e a inclusão dos funcionários aumentará. Um estudo realizado pela Harvard Business mostra que em organizações que não investem em diversidade, os conflitos diminuem em até 50%.
A melhor convivência dentro da empresa, considerando a diversidade, também proporciona aos funcionários uma sensação de maior segurança e acolhimento, o que pode reduzir a rotatividade da organização.
Valorizando as diferenças, o clima da organização melhora, os funcionários ficam mais criativos e liberam seu potencial. Ainda de acordo com um estudo da Harvard Business, os funcionários de empresas que reconhecem a diversidade são 17% mais engajados e dispostos a ir além do dever.
Além disso, empresas investem muito em equipe multidisciplinar para cumprir seu papel social, principalmente em um país com muitas raças, religiões, etnias, etc. Esses investimentos trazem boa visibilidade na comunidade onde a organização está inserida e estimulam outras empresas a fazerem o mesmo.
EXEMPLOS DE INICIATIVAS VOLTADAS À INCLUSÃO E DIVERSIDADE*
Há diversas maneiras de trabalhar a inclusão e diversidade no ambiente de trabalho. Veja alguns exemplos:
MAGAZINE LUIZA, AMBEV e TIM – Possuem programas de trainee exclusivo para candidatos negros;
PHILIPS MORRIS – Criou o Stripes, nada mais é que um grupo para atrair e reter talentos LGBTQI+ e para desenvolver política para pessoas transgênero;
NATURA – Estabeleceu a meta de ter 8% do quadro de funcionários composto por pessoas com deficiência sendo que hoje o percentual já é de 7,2%;
UNILEVER – Criou o Senhor Estagiário, para colaboradores maiores de 55 anos;
XP INVESTIMENTOS – Assumiu a meta de ter metade do quadro de funcionários formado por mulheres até 2025.
*Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/seminariosfolha/2021/02/garantir-diversidade-nos-cargos-de-chefia-e-o-novo-desafio-das-empresas.shtml – Acessado em 23/11/2022.
Os Recursos Humanos são essenciais. O RH é estratégico na gestão de um negócio porque conta com uma exponencial capacidade de avaliar qualquer mudança que possa acontecer. A Malka RH tem foco em alavancar empresas de todo o Brasil, conectando e transformando pessoas. É sinônimo de qualidade e competência. Conte conosco quando desejar saber mais sobre inclusão e diversidade em cargos de chefia! Aproveite e assine a nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades do setor!
Equipe Malka RH