Entenda como o uso da inteligência artificial no RH promove tomadas de decisão mais confiantes e saiba como usá-la para o sucesso do seu negócio
Vivemos em uma era em que a tecnologia permite que as empresas alcancem novos patamares. À medida que a precisão da análise de dados aumenta, o uso de algoritmos inteligentes afetará os negócios em todas as áreas, incluindo a gestão de pessoas.
O uso de inteligência artificial no trabalho de recursos humanos já é uma realidade em algumas organizações, seja para decisões de contratação ou recompensas.
Até recentemente, os principais benefícios da tecnologia de RH eram melhorar a eficiência e reduzir custos automatizando tarefas repetitivas. Hoje, avanços como a inteligência artificial permitem que equipes de líderes humanos resolvam problemas críticos de negócios, melhorando o desempenho da equipe e o desenvolvimento dos negócios.
A inteligência artificial é um dos pilares que facilitam a transição do pessoal administrativo para o estratégico. Veja conosco, da Malka RH, como a inteligência artificial pode ser aplicada no setor. Boa leitura!
A APLICAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NOS RECURSOS HUMANOS
O conceito básico de inteligência artificial é desenvolver tecnologias, geralmente máquinas ou softwares semelhantes à mente humana, que executem funções cognitivas e resolvam problemas por meio da interação, percepção visual, aprendizado, raciocínio e processamento de linguagem natural.
A inteligência artificial geralmente pode ser usada quando as tarefas exigem comportamento lógico para tomar decisões estratégicas com base na análise de dados, que podem ser estruturados (por exemplo, planilhas e bancos de dados) ou não estruturados (por exemplo, diálogos e fotos).
Devido à sua alta velocidade de cálculo e capacidade de análise de dados, além de algoritmos avançados, em relação aos softwares convencionais, essa tecnologia garante maior precisão e flexibilidade na execução dos processos diários. Assim, o uso da inteligência artificial na gestão de recursos humanos traz muitos benefícios tanto para a gestão de recursos humanos quanto para a empresa como um todo.
COMO APLICAR A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NOS RECURSOS HUMANOS
Veja, abaixo, como podemos aplicar a inteligência artificial no RH:
1. Automação de processos
Não é novidade que a tecnologia permite a automação de processos. Ao implementar a IA no RH, essa automação se torna ainda mais específica e mais adequada às necessidades do setor e dos negócios. Por exemplo, currículos podem ser revisados usando inteligência artificial. A equipe de RH pode até obter sugestões de candidatos com base no perfil especificado para uma determinada vaga. Assim, a equipe não precisa se preocupar em encontrar esses especialistas.
2. Business Intelligence
Já Business Intelligence (BI) aplica-se, igualmente, ao setor de RH. Consiste em coletar, organizar, analisar, compartilhar e monitorar informações, buscando sempre tomar as melhores decisões de acordo com as necessidades da própria empresa ou exigências do mercado. Com a ajuda da inteligência artificial podemos coletar essas informações e elaborar relatórios ou gráficos que permitam uma análise mais precisa da realidade dada. Com base nisso, tomamos decisões mais precisas e reagimos precisamente à necessidade, oferecendo as melhores soluções.
3. Indicadores de desempenho
Também podemos lidar com indicadores ao aplicar inteligência artificial em RH. Como explicamos, isso facilita a coleta de dados; Por isso analisamos aspectos específicos que permitem a adoção das melhores estratégias em qualquer momento ou situação. Indicadores podem ser usados para monitorar, por exemplo, os resultados do próprio setor de RH. É possível analisar a eficácia das medidas e práticas, verificar a eficácia do recrutamento e fazer comparações com os resultados da empresa para perceber onde ainda existem lacunas nas equipas formadas.
4. Treinamento e desenvolvimento
Com a inteligência artificial, direcionamos melhor o treinamento de acordo com a formação e habilidades dos funcionários. Isso é feito para atender a um novo objetivo de negócios ou requisito específico. A aplicação de testes pode ajudar aqui, entre outras coisas, a descobrir as habilidades e potencialidades dos especialistas. É assim que organizamos melhor as equipes, desenvolvemos pessoas e criamos planos de carreira mais eficazes e atraentes.
5. Ponto
A utilização de inteligência artificial no RH pode simplificar até mesmo o rastreamento do tempo. O monitoramento é contínuo, acompanhando a jornada dos colaboradores dia a dia; tudo usando um sistema técnico e abrangente que garante melhor segurança e confiabilidade dos dados. Os dados são coletados e registrados diariamente, os erros são minimizados e vários cálculos como atrasos e horas extras são feitos automaticamente. O trabalho da equipe de RH é otimizado, o que promove um melhor planejamento do tempo.
QUAIS AS VANTAGENS DA APLICAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NOS RECURSOS HUMANOS
O uso da inteligência artificial em recursos humanos só trará benefícios, pois auxilia, como dito, na modernização dos processos industriais. É assim que otimizamos principalmente o processo de recrutamento e seleção.
Não podemos esquecer que se a inteligência artificial produzir informações mais confiáveis, o gestor de RH tomará melhores decisões, garantirá melhor qualidade para a empresa e aumentará a qualidade de seu trabalho.
Problemas comuns e atrasos de processos são corrigidos e minimizados usando inteligência artificial. Como resultado, e graças a cálculos mais precisos, os custos são reduzidos e os recursos necessários para o pessoal são mais previsíveis.
A inteligência artificial também está impactando a experiência do funcionário. E isso sobre o processo de seleção porque pode ser feito online. Também proporcionamos a esses profissionais uma melhor jornada, feedbacks mais precisos e atividades e políticas que promovam sua satisfação e motivação.
DESMISTIFICANDO O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NOS RECURSOS HUMANOS
A inteligência artificial não veio para tirar o trabalho dos profissionais de RH. Muito pelo contrário! Evolui para ajudar cada vez mais, filtra currículos e dá a esses profissionais mais tempo para pensar estrategicamente. Com a ajuda da inteligência artificial, é possível analisar dados e encontrar o profissional ideal de forma mais rápida e fácil. Desta forma, o objetivo é otimizar processos e recrutamento.
Por outro lado, a inteligência artificial deve orientar-se pelo que se busca e quais as qualidades necessárias no trabalho. Para isso, o especialista em RH deve deixar as explicações claras e alinhadas com a cultura da empresa, minimizando a possibilidade de erros na seleção do candidato ideal.
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Equipe Malka RH